• contato@yogapinheiros.com.br
  • Telefone: (11) 4327-3846 | Whatsapp: (11) 98334-5283

Todo stress é ruim?

Todo stress é ruim?

Estava lendo algumas matérias sobre o stress no ambiente corporativo e todas elas mencionavam os perigos do stress. Porém nenhum artigo explicou que o stress em si não é ruim. Você sabia?

Um novo estudo realizado pelo Mind/Body Medical Institute, chefiado pelo médico Herbert Benson, Professor da Harvard Medical School, mostra que a pessoa que aprende a regular o stress, pode ser mais produtiva e feliz no trabalho. E fazer o mesmo pela equipe!

O que esse estudo quer dizer efetivamente? E como transformar essa energia chamada stress em algo produtivo?

O stress em si não é ruim e nem bom… Sem ele o ser humano ficaria desprotegido emocionalmente e fisicamente. Ficaríamos sem força e sem estimulo para lutar quando necessário, para trabalhar quando necessário e até mesmo para atingir um objetivo de vida. O verdadeiro mal é o excesso de stress ou a falta de controle sobre ele. Complicado, né?! Mas calma que vou me aprofundar um pouco mais sobre o assunto!

Stress é o estado psico-orgânico produzido pelo descompasso entre o indivíduo e o estimulo que ele precisa para enfrentar determinada ação. Stress é aquele estado motivado por um apelo de auto-superação.Entre um sinal psico-físico e outro, o indivíduo teria tempo e ferramentas de se recompor desse estado de extrema tensão orgânica e mental. O ideal seria que houvesse um tempo maior de frequência entre esse estado de tensão e/ou realizar técnicas específicas direcionadas para diminuir a fadiga, afinal é dessa fadiga que vem os distúrbios generalizados como:

  • pressão alta;
  • cansaço;
  • impotência sexual;
  • queda do sistema imunológico;
  • herpes;
  • insônia;
  • dor de cabeça;
  • irritabilidade;
  • e muitos outros…

Quando dizimamos o stress, consequentemente reduzimos também todos esses problemas que tanto atrapalham. E mesmo que você tome remédios para os sintomas, você não está lidando com a causa e muito mais, sem saber o que é de fato a causa de tudo isso.

É muito mais importante o indivíduo administrar esse estado e não eliminá-lo por completo. Para isso, existem várias técnicas para você aumentar sua energia para que o seu potencial se eleve e você consiga enfrentar o desafio de cima para baixo.

Abaixo vou explicar uma das técnicas que mais uso com meus alunos para a administração das emoções.

Vamos praticar – Respiração alternada:

Sente-se em uma posição confortável, coluna ereta e os olhos fechados. Se possível, reduza um pouco as luzes do ambiente.

Faça uma inspiração profunda e sinta o ar penetrando pelas narinas, percorrendo todos os condutos respiratórios até os pulmões e, uma vez nestes, o sangue assimilando a bio-energia, transmitindo-a a cada célula de cada órgão, de todo o seu organismo.

Inspire, projetando o abdômen para fora, expire, contraindo-o. Guarde esta regra: quando o ar entra, o abdômen sai; quando o ar sai, o abdômen entra.

Vamos obstruir a narina direita e inspire pela esquerda. Quando os pulmões estiverem cheios, troque a narina em atividade, fechando agora a esquerda e expirando pela direita. Com os pulmões vazios não troque. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela outra.

Continue o mesmo processo, alternando as narinas sempre que os pulmões estiverem cheios e jamais quando estiverem vazios.

Mantenha a respiração sempre silenciosa e demorada. Sinta o tato do ar.

Respita essa técnica o máximo de tempo que puder no dia e observe seus largos efeitos.

Beijinhos, 

Chandra 

Sobre o Autor

Chandra DeRose
Formada desde 2001 pela Universidade de Yôga, a instrutora Chandra DeRose é uma profissional que se dedica a transmitir as técnicas do Yôga de forma clara aos seus praticantes, possuindo seu estilo próprio de conduzir as práticas baseado em sua história de vida e em seu desenvolvimento dentro dessa filosofia. O que faz toda a diferença é que ama o que faz e olha para cada praticante como sendo único, com suas potencialidades e limites particulares.

Nenhum comentário

Deixe uma Resposta

QUER FAZER UMA VISITA OU TOMAR UM CAFÉ?

FALE COM A GENTE!


Agende com a gente uma aula gratuita sem compromisso, e conheça o método que vai te levar a um novo estilo de vida!

Endereço:

Rua Oscar Freire, 2283
Pinheiros, São Paulo/SP

Telefones:

(11) 4327-3846
(11) 98334-5283

Dias e Horários de Visita:

Visto que somos uma escola autônoma e não temos atendimento direto, é necessário agendar a visita. Você pode fazer isso por preencher o formulário ao lado solicitando uma aula gratuita! :)

[contact-form-7 id="1575"]